quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Plano de aula: Figuras de Linguagem com música - 9º ano!

Pessoal, 

Estou deixando aqui um modelo de plano de aula para

 trabalhar "figuras de linguagem" com o 9º ano, de uma

 forma descontraída, usando música popular brasileira. 

Vou deixar as sugestões das músicas, pois não é muito 

fácil ficar procurando, mas achei legal usar letras atuais, 

os alunos gostaram muito. Precisei utilizar algumas músicas

clássicas também, que eles não conheciam, mas esta intera-

ção foi boa! Espero colaborar com alguém que esteja 

procurando por esta dica!




PLANO DE AULA
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL BENTO MOSSURUNGA
PROFESSOR(A): LAIS BUENO TONIN
ENSINO: (     ) Médio       ( X  ) Fundamental
SÉRIE:9 ANO               TURMA: C         TURNO: VESPERTINO
DATA:10/08/2015 segunda-feira
HORÁRIO: 13h05min às 14h45min
DURAÇÃO DA AULA: 1h e 40 minutos (2h/a)
Conteúdo: Figuras de linguagem e seu efeito no discurso.


Objetivo geral: Reconhecer as figuras de linguagem em músicas populares brasileiras realizando exercícios de fixação do conteúdo. Compreender que as figuras de linguagem podem estar relacionadas a aspectos semânticos (sentido), fonológicos (som) ou sintáticos (disposição das palavras no discurso).

Objetivos específicos:
Levar o aluno a:
-       Praticar sua interpretação de textos literários e canções;
-       Compreender que as figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens;
-       Entender que as figuras de linguagem podem ser estratégias para conseguir determinado efeito na fala ou no discurso.
Procedimentos de ensino
Recursos
Procedimentos de avaliação
Aula expositiva com a explicação dos tipos de figuras de linguagem e leitura de música popular brasileira.

Explicação dos efeitos das figuras de linguagem na fala e em textos;



Quadro
Giz
Apagador
Computador (recurso de áudio)

Xerox com exercícios/texto impresso

Música: Imortal (Sandy e junior)
Chove, chuva (Jorge Ben Jor)
Eu quero tchu, eu quero tcha  (João Lucas e Marcelo)
Choram as rosas (Bruno e Marrone)
Copo de vinho (Robinho da Prata)
Química do amor (Luan Santana)
Amo noite e dia (Jorge e Mateus)
Monte castelo (Legião Urbana)
Exagerado (Cazuza)
Música Ambiente (Legião Urbana)
Te esperando (Luan Santana)
Que país é esse? (Legião Urbana)
Cidade maravilhosa (Beth Carvalho)
Céu da boca (Ivete Sangalo)

Os alunos serão avaliados por meio de atividade escrita e oral.

Será entregue uma folha impressa com trechos de músicas populares brasileiras.
Os alunos vão ouvindo, lendo e identificando quais figuras de linguagem estão presente na música.
Referências:

Livro de português adotado no ensino fundamental.
CARVALHO, de B. Laiz. DELMANTO, Dileta. Jornadas. Port. Língua Portuguesa, Editora Saraiva, 2012, São Paulo.

Letras das músicas: Site http://letras.mus.br/ acesso dia 07/08/2015.





Pleonasmo:

1- Música: Imortal (Sandy e Junior) 

{refrão}
“O que é imortal
Não morre no final”
E se distante é assim...
Isso não vai ter fim
Nem que eu quiser você sai de mim
Eu já tentei mas te esquecer assim... não da...


Pleonasmo ou aliteração / Comparação

2- Música: Chove Chuva ( Jorge Be Jor) 

“Chove chuva”, chove sem parar, chove chuva, chove sem parar
Pois eu vou fazer uma prece pra Deus nosso senhor, 
Pra chuva parar de molhar o meu divino amor
Que é muito lindo, é mais que o infinito, “é puro e belo inocente como a flor”
Por favor chuva ruim, não molhe mais o meu amor assim


Onomatopéia

3- Música: Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha (João Lucas e Marcelo)

Eu quero tchu, eu quero tcha
Eu quero “tchu tcha tcha tchu tchu tcha”
Tchu tcha tcha tchu tchu tcha


Prosopopéia/Personificação - /Comparação

Música: Choram as Rosas (Bruno e Marrone)

“Choram as rosas”
“Seu perfume agora se transforma em lágrimas”
E eu me sinto tão perdido,
Choram as rosas

“Chora minha alma”

“Como um pássaro de asas machucadas”
Nos meus sonhos, te procuro
Chora minh'alma


Metonímia

Música: Copo de vinho (Robinho da Prata)

Eu e minha namorada a gente tava agarradinho,
“Até que meu amor bebeu um copo de vinho”...
Ela perde o controle e fica logo animadinha,
Tá todo mundo olhando a minha patricinha...!
Tá chapada, tá doidona, tá descendo até o chão
Eu tô pagando mico olha que situação!


Metáfora

Música: Química do Amor (Luan Santana)

Queria ser um peixe e mergulhar no seu aquário. Queria ser a data pra marcar seu calendário”


Antítese

Música: Amo Noite e Dia (Jorge e Mateus)

iê, iê
“Passa o dia, passa a noite, tô apaixonado”
Coração no peito sofre sem você do lado

Dessa vez tudo é real, nada de fantasia
Saiba que eu te amo, amo noite e dia.


Paradoxo

Música: Monte Castelo (Legião Urbana)

“O amor é o fogo que arde sem se ver;”
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.


Hipérbole

Música: Exagerado (Cazuza) 

Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade

Paixão cruel, desenfreada
Te trago “mil rosas” roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

“Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar”

Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar


Eufemismo

Música; Música Ambiente (Legião Urbana)

Se um dia fores embora
Te amarei bem mais do que esta hora
Me lembrarei de tudo que eu não disse
E de quando havia tudo que existe

Quando choramos abraçados
E caminhamos lado a lado
Por favor amor acredite
Não há palavras para explicar o que eu sinto

Mesmo que tenhamos planejado
Um caminho diferente
Tenho mais do que eu preciso
Estar contigo é o bastante.

Certas coisas de todo dia
Nos trazem a alegria
De caminharmos juntos lado a lado por amor.

“E quando eu for embora
Não, não chore por mim.”



Gradação

Música; Te Esperando (Luan Santana)

Mesmo que você suporte este casamento
Por causa dos filhos, por muito tempo
“Dez, vinte, trinta anos”
Até se assustar com os seus cabelos brancos


Ironia

Música: Que país é esse?   (Legião urbana)

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


Perífrase

Música: Cidade Maravilhosa (Beth Carvalho)

“Cidade maravilhosa”
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções 
Que vivem na alma da gente.....
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente - estribilho

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz ....
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz - estribilho


Catacrese

Música: Céu da boca (Ivete Sangalo)

Eu quero beijar a sua boca louca
Eu quero beijar a sua boca louca
Eu vou enfiar uva no “céu da sua boca”, eu vou vou enfiar uva no céu da sua boca
Eu quero beijar a sua boca louca
Eu quero beijar a sua boca louca
Eu vou enfiar uva no céu da sua boca, eu vou vou enfiar uva no céu da sua boca
E aí chupa toda
Disse Toda
Chupa Toda
Disse toda
Chupa Toda!



Obs: Baixei as músicas na internet no site: http://search.4shared.com/ ou youtube! 
Levei no computador para sala de aula, para os alunos ouvirem.
Acompanha folha de xerox com os trechos para identificação.







33 comentários:

  1. ALGUMA MUSICA COM HIPERBATO

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    1. Desculpa a demora, depois de quase 3 anos, eu nem sabia que as pessoas comentavam aqui kkkkkkk... mas achei um exemplo e deixo para outros que precisarem!

      Alguns exemplos típicos de Hipérbato são encontrados na letra do Hino Nacional Brasileiro.

      Observe:

      “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas, de um povo heroico o brado retumbante …”
      Letra: Joaquim Osório Duque Estrada

      Música: Francisco Manuel da Silva.

      Notamos que houve troca na ordem de alguns dos elementos da oração. A sequência lógica seria:

      “Ouviram o brado retumbante de um povo heroico, às margens plácidas do Ipiranga.

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    2. "as margens plácidas" não possui crase. Há somente artigo, visto que é o sujeito desta oração. a ordem direta é: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

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    3. Às margens plácidas é adjunto adverbial de lugar. Logo necessita sim de crase.

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    4. Às margens plácidas é adjunto adverbial de lugar. Logo necessita sim de crase.

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    5. Às margens plácidas é adjunto adverbial de lugar. Logo necessita sim de crase.

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    6. Hino Nacional, hiperbato a dar com pau...

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    7. As MARGENS PLÁCIDAS é o SUJEITO...ela ouviram o brado retumbante..

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    8. Não é sujeito. Ouviu-se, nas margens plácidas, um brado retumbante de um povo heroico. Logo, tem crase, sim.

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  2. Ótimo material! usei hoje para minha turma do 9º e eles gostaram muito!! Obrigada por compartilhar!!

    LETÍCIA

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  3. Vou usar no meu estágio de letras, na minha regência. Muito legal, parabéns.

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  4. Vou usar no meu estágio de letras, na minha regência. Muito legal, parabéns.

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  5. Muito obrigada! Vou usar em um trabalho do curso de Letras!

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  6. Legal isso td, passa o link do seu perfil no fb

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  7. Muito obrigada! Adorei as letras de músicas <3

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